ANVISA – Utilização de Inteligência Artificial (IA) na Análise de Medicamentos

Na última sexta-feira (08/11), a ANVISA anunciou que adotou uma inovadora ferramenta de inteligência artificial (IA) para otimizar a análise de qualificação de impurezas em medicamentos. Essa tecnologia avançada irá agilizar os processos de registro e pós-registro de medicamentos sintéticos, novos, inovadores, genéricos e similares, garantindo mais eficiência e segurança.

Com a aplicação da IA, a Anvisa poderá identificar impurezas com maior rapidez e precisão, utilizando conhecimento prévio para análises mais estruturadas e eficazes. Além disso, a ferramenta sistematiza os dados, facilitando a tomada de decisões da agência e fortalecendo a proteção da saúde pública no Brasil.

A iniciativa contribuirá ainda para manter a IN 258/2023, que define a Lista de Impurezas qualificadas e seus respectivos limites, sempre atualizada, promovendo transparência e padronização, e acelerando ainda mais os processos de qualificação de impurezas.

Todas as petições em andamento serão submetidas à nova ferramenta, sem necessidade de ação adicional pelas empresas.

Na Vita, acreditamos que a inovação tecnológica é crucial para promover a transparência, qualidade e eficiência nos processos regulatórios. Parabéns, Anvisa, por mais esse passo importante! Vamos continuar juntos na busca por soluções que transformem e aprimorem a indústria farmacêutica.

Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.

Entre em contato: info@vitapharmaconsulting.com