WHO (OMS) – Projeto Bioisenção da OMS – Draft para atualização da lista de IFAs candidatos a Bioisenção
Em 27 de setembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde – OMS (em inglês, World Health Organization – WHO) publicou o draft do documento contendo a lista de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) considerados essenciais e que deverão ser priorizados quanto a determinação de Solubilidade e Classificação Biofarmacêutica (em inglês, Biopharmaceutical Classification System – BCS). Esse documento faz parte do Projeto de Bioisenção da OMS, sendo a preparação para o Ciclo V, que se inicia em 2022.
Vale mencionar que, em outubro de 2020, o Comitê de Especialistas em Especificações de Preparação Farmacêutica (Expert Committee on Specifications for Pharmaceutical Preparation – ECSPP) avaliou os resultados alcançados nas primeiras etapas do Projeto Bioisenção e recomendou a continuação da classificação baseada no BCS de IFAs contidos em medicamentos considerados essenciais pela OMS.
Este projeto é organizado em ciclos de estudos, os quais foram resumidos e descritos a seguir:
2018: ciclo I; também conhecido como fase piloto.
2019: ciclo II.
2020: ciclo III.
2021: ciclo IV; ciclo de estudos atual.
2022: ciclo V. Nota: a discussão referente à priorização de IFAs é preliminar a este próximo ciclo de estudos.
O draft contendo a lista de substâncias encontra-se aberto para envio de contribuições até o dia 30 de outubro de 2021, conforme instruções específicas descritas no próprio documento. Após a análise dos comentários recebidos durante a consulta pública, uma lista de IFAs para estudo no ciclo V será proposta para adoção no próximo ECSPP.
Acesse o documento na íntegra por meio do link de acesso direto ao site da OMS: https://bit.ly/39S8DqA
Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.